9° anos

Segundo Bimestre - SNC, SNP e Sistema Endócrino

SNC ou sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, bulbo encefálico, cerebelo e medula espinhal.
SNP ou sistema nervoso periférico é constituído pela medula e nervos.
Sistema Endócrino: glândulas corporais.

O SNC funciona através de transferência química de mensagens. Essa transferência é chamada de SINAPSE.
Isso ocorre de um neurônio para outro. Neurônio é a célula formadora do tecido nervoso.

Na grande parte das sinapses, os citoplasmas apresentam mediadores químicos: os neurotransmissores. Esses permitem a ocorrência destes impulsos ao se ligarem a proteínas de membrana da célula seguinte. A adrenalina é um exemplo.

Este sistema possui íntima relação com o sistema endócrino, podendo fornecer a ele, por exemplo, informações relativas ao ambiente. Nessa situação, o sistema endócrino, responsável pela produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea, atua estimulando, ou mesmo inibindo, a ação de determinados órgãos por meio destes mensageiros químicos.


Impulso nervoso:

O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios. Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana.
Esse processo é chamado de "bomba de Sódio-Potássio Na₊/K₊"

O SNP (sistema nervoso periférico) é a parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que está relacionada com a transmissão de informações para o SNC e para órgãos periféricos. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Além disso está ligado a ele toda a resposta de reflexo involuntário e voluntário do corpo.

Reflexos:

Ato reflexo e arco reflexo - Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro. Esses reflexos podem ser inatos (desde o nascimento) ou condicionados (aprendidos). Os inatos são comuns a todo individuo de uma especies. Ou seja fazem parte de seu "baú" genético. Já os condicionados precisam ser aprendidos e portanto será diferente entre os indivíduos dependendo das respostas do ambiente em que vivem e da forma como foram aprendidos ou treinados. Por isso as pessoas podem ter respostas diferentes a uma mesma situação.

SN simpático e parassimpático: SN autônomo se divide em duas porções, SN simpático e SN parassimpático, que se distinguem segundo critérios anatômicos, farmacológicos e fisiológicos.

O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse, como a reação de lutar, fugir ou uma discussão. Essas ações são: a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, o aumento da adrenalina, a concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo e processam-se de forma automática, independentemente da nossa vontade.
O sistema nervoso parassimpático é o responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma. Essas ações são: a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, a diminuição da adrenalina e açúcar no sangue.





____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Olá!!!! Nosso primeiro bimestre nos dá uma noção de química.
Começamos com uma pergunta simples: Que material é esse? (ver imagem abaixo)

                                                Resultado de imagem para objetos elasticos
                                                                                   https://www.emaze.com/@AIZOTWLC

Lembre-se de responder pensando exatamente no que ele é, como é, do que é feito, use as características que ele lhe dá para realizar a atividade.

Depois assista ao vídeo. Até a próxima!


                                                                             Paulo Valin     https://youtu.be/k2xdRjmkwlc


Propriedades dos materiais:

Se dividem em Gerais e Especificas.

Gerais: São aquelas características que todos os materiais apresentam. Ou seja, não definem nem exclui certos materiais.
inercia, massa, volume, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade são algumas delas.
Especificas: São aquelas próprias de cada material. Nesse caso pode ser diferenciar os materiais. 
tenacidade, dureza, maleabilidade, ductibilidade, densidade, solubilidade, cor, brilho...

                                                 Química simples. https://youtu.be/6yH_-whKmqs



Densidade dos materiais   


A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância.A fórmula usada para a aplicação da densidade é 
 
em que:
d = densidade
m = massa
v = volume

A densidade é frequentemente expressa em grama por centímetro cúbico (g/cm3).
A densidade da água é de 1 g/cm3 (lê-se: um grama por centímetro cúbico). Esse valor corresponde à água em em 25º C. Isso porque a densidade da água diminui em baixas temperaturas.
Densidade é uma propriedade física que caracteriza a concentração de massa num determinado volume. "Quanto maior o volume, menor a densidade".
https://www.todamateria.com.br


Densidade:


Substância e mistura de substância

Substância é qualquer material que apresenta propriedades bem definida e invariáveis. Exemplo a água.
Pode ser simples ou composta. Simples quando é formado por apenas um tipo de elemento. Ex: oxigênio (O₂). Composta  quando é formada por moléculas com mais de um tipo de elemento. Ex: água (H₂O).

Mistura são materiais formados por mais de uma substância, com propriedades variáveis.

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. 

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
Podem classificadas como homogêneas ou heterogêneas.

Homogêneas: não é possível diferenciar os compostos envolvidos na mistura. Ex: massa de bolo.

Resultado de imagem para massa de bolo

Heterogêneas: é possível diferencias 2 ou mais compostos envolvidos na mistura. Ex: água e óleo.

Resultado de imagem para mistura e substancia

Substância:

Mistura:




Reações Químicas

As Reações Químicas são o resultado de ações entre substâncias que geralmente formam outras substâncias.
Assim, as moléculas presentes nessas substâncias sofrem alterações gerando novas moléculas. Por sua vez, os átomos dos elementos permanecem inalterados.

Essas reações podem ser exotérmicas, quando liberam calor - ficam quente - ou endotérmicas, quando guardam o calor.

Em sala de aula fizemos uma atividade pratica que pretendia de forma simples mostrar uma reação química e demonstrar o principio da densidade.

Essa atividade consistia em colocar em um béquer ou copo grande água, vinagre e bicarbonato de sódio (reação química) e depois de efervescência adicionar naftalina no copo (densidade).
A naftalina ficaria subindo e descendo no copo devido ao desprendimento do CO₂ na reação química que é menos denso que a água e faz com que as bolinhas de naftalina sejam "arremessadas|" para cima. 

Veja o vídeo do experimento abaixo:








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste-se!