Fim de bimestre!
Isso aí finalmente encerramos o nosso primeiro bimestre.
UFA!!!!
Devido a correria de final estive afastada das publicações, mas agora retorno para atualizar nosso material, já colocando pra rodar o segundo bimestre.
Foram muitas atividades, muita discussão e conversas... Atividades práticas também.
Fizemos um mapa do sistema solar nos sétimos anos, pesquisamos carboidratos nos alimentos e fizemos uma atividade super legal de deguste nos oitavos anos e um estudo do comportamento dos materiais e uma atividade de reações químicas e densidade nos nonos anos...
SÉTIMOS:
A atividade dos sétimos anos consistia em usar uma medida em centímetros que representava a distancia entre um planeta e o sol dentro do sistema solar e com isso montar um "mapa" do sistema solar. O objetivo era trabalhar unidades de medida e tornar mais consistente essa questão das distancias entre os corpos celestes no espaço além de trabalhar suas dimensões.
Essa atividade foi uma adaptação a uma atividade do caderno do aluno do Estado de São Paulo.
NONOS:
A primeira atividade estava na apostila do aluno do Estado de São Paulo, é a primeira atividade sugerida e eles testaram vários tipos de materiais como giz, clips, moeda e fio de solda com relação a suas propriedades.
A segunda atividade foi um experimento com reação química chamado "BOLINHAS SALTITANTES", onde se colocava em um copo água, vinagre e bicarbonato de sódio e após a efervescência acrescentava-se naftalina. Devido a liberação de CO₂ a naftalina flutuava e afundava. Afundava quando as bolinhas de CO₂ acabavam e flutuava quando as bolinhas de CO₂ se grudavam a ela. O CO₂ é menos denso que a mistura do copo e por isso ao se ligar as bolinhas de naftalina, deixavam ela "menos densa".
Seguindo forte com passos firmes nessa árdua estrada que é educar. Bjus
UFA!!!!
Devido a correria de final estive afastada das publicações, mas agora retorno para atualizar nosso material, já colocando pra rodar o segundo bimestre.
Foram muitas atividades, muita discussão e conversas... Atividades práticas também.
Fizemos um mapa do sistema solar nos sétimos anos, pesquisamos carboidratos nos alimentos e fizemos uma atividade super legal de deguste nos oitavos anos e um estudo do comportamento dos materiais e uma atividade de reações químicas e densidade nos nonos anos...
SÉTIMOS:
A atividade dos sétimos anos consistia em usar uma medida em centímetros que representava a distancia entre um planeta e o sol dentro do sistema solar e com isso montar um "mapa" do sistema solar. O objetivo era trabalhar unidades de medida e tornar mais consistente essa questão das distancias entre os corpos celestes no espaço além de trabalhar suas dimensões.
Essa atividade foi uma adaptação a uma atividade do caderno do aluno do Estado de São Paulo.
https://webciencia.com/storage/app/media/04_sistemasolar2.gif
OITAVOS:
A primeira atividade dos oitavos foi a busca por carboidratos. Atividade bem simples em que pingava-se iodo 2% nos alimentos selecionados por cada grupo dentro da sala e eles buscavam responder o porquê alguns alimentos ficavam escuros e outros não. Ao final perceberam que os alimentos que ficaram escuros continham mais carboidratos que os outros.
A segunda atividade foi o degusto. Um lanchão onde cada dupla trouxe uma comidinha (sobremesa ou salgado) que deveria ter a quantidade de açúcar e gorduras reduzida, ou seja, deveria ser fit... SAUDÁVEL!!!
Foi sensacional e eles realmente pesquisaram receitinhas saudáveis para levar pra aula.
Busca por carboidratos:
Deguste:
NONOS:
A primeira atividade estava na apostila do aluno do Estado de São Paulo, é a primeira atividade sugerida e eles testaram vários tipos de materiais como giz, clips, moeda e fio de solda com relação a suas propriedades.
A segunda atividade foi um experimento com reação química chamado "BOLINHAS SALTITANTES", onde se colocava em um copo água, vinagre e bicarbonato de sódio e após a efervescência acrescentava-se naftalina. Devido a liberação de CO₂ a naftalina flutuava e afundava. Afundava quando as bolinhas de CO₂ acabavam e flutuava quando as bolinhas de CO₂ se grudavam a ela. O CO₂ é menos denso que a mistura do copo e por isso ao se ligar as bolinhas de naftalina, deixavam ela "menos densa".
Seguindo forte com passos firmes nessa árdua estrada que é educar. Bjus
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